Luiz Felipe Costa, da Billy The Grill, aposta em reality de franquias

Recentemente, o CEO do Grupo Alento (Billy The Grill e Vizinhando), Luiz Felipe Costa, foi empossado como vice-presidente da ABF Seccional Rio de Janeiro. O reconhecimento mostra o quanto as marcas são maduras no mercado carioca e como o empreendedor tem sido capaz de disseminar a sinergia do setor em suas operações. “A grande lição que tive ao empreender é planejar as ações e fazer lançamentos de produtos e novas lojas de forma estratégica. As decisões não podem ser baseadas nas urgências de mercado e em modismos”, comenta.

Na semana da Expo Franchising ABF Rio – o evento começa dia 28, no Riocentro -, o executivo bateu um papo com a reportagem do O Melhor das Franquias para falar sobre sua percepção do mercado, perspectivas para o segmento de alimentação e algumas novidades que estão previstas para ajudar a fortalecer a seleção de novos franqueados. Confira a entrevista, a seguir:

 

Por que o setor de franchising é uma boa opção para quem deseja empreender?

O setor de franquias se fortalece a cada ano. Mesmo na contramão do mercado, com indicadores de um cenário de recessão, continua apresentando crescimento. Novas lojas são abertas e as já existentes continuam encontrando consumo nos bairros. As franquias, quando inauguradas, se configuram em excelentes opções aos clientes, pela excelência no atendimento, qualidade nos produtos/serviços, pela padronização e outros atributos das marcas.

 

Alimentação é o segmento mais representativo do setor. Como as marcas têm se armado para conseguir passar por esse momento de economia instável?

Em nossas marcas, observamos um crescimento expressivo na categoria delivery, que implantamos em cerca de 50% das lojas em 2017. A alimentação fora do lar e o delivery têm apresentado indicadores sempre crescentes desde que iniciamos a empreender no setor, em 2010, o que nos deixa otimistas a continuar evoluindo, com novas marcas. Precisamos investir ainda mais em tecnologia e treinamento nos PDVs (pontos de venda) para transformá-los efetivamente em PDEs (pontos de experiência).

 

Quais os desafios que ainda precisam ser rompidos, na sua visão, para o crescimento do setor, como um todo, tanto em escala, quanto em faturamento? 

O setor de franquias é um setor unido e estruturado. A Associação Brasileira de Franchising (ABF) vem apoiando as marcas com disseminação de conteúdo, pesquisas estruturadas e muita troca de conhecimento entre as franqueadoras. Acredito que para um crescimento ainda maior precisamos da retomada da economia. Também aguardamos alguns incentivos acerca da legislação vigente, especialmente para as MPEs, onde se encontram nossas franquias.

 

Quais são as novidades previstas para as marcas do grupo nesse segundo semestre? Lançamos neste semestre um novo cardápio para o Vizinhando, com espetos e petiscos artesanais. A diferenciação está na segmentação dos cardápios: no período de almoço, pratos executivos e porções para família. No horário noturno, bolinhos artesanais, espetos, hambúrguer e sanduíches especiais são servidos para o happy hour, com uma carta de cervejas, chope e drinks da casa. Com essa segmentação, melhoramos a operação e, em consequência, melhoramos a experiência do nosso cliente. No Billy The Grill, em outubro, lançaremos um novo cardápio com novidades também. Seguimos com os clássicos da rede, como o churrasco servido na pedra, mas agora com novas versões, com novos cortes. Fechamos uma parceria mais sólida com o iFood e estamos estruturando novas ações na ferramenta. A grande novidade para ambas as marcas é a implantação da operação logística, que permitirá a expansão das marcas em outros estados, com mais solidez. Todo o canal de compras será centralizado, gerando mais facilidade para os franqueados, garantindo ainda mais o padrão e qualidade dos insumos.

 

Vocês lançaram um projeto chamado Reality de Franquias. Pode explicar como funciona?

Estamos com dois níveis de imersão nas marcas do Grupo Alento. No Alento Day, o candidato à franquia passa um dia com os executivos das marcas. Ele conhece nosso escritório, tem a oportunidade de tirar dúvidas sobre as marcas, e depois visita uma operação do Billy The Grill e outra do Vizinhando, tendo uma visão geral das lojas: conhece números, experimenta da nossa culinária, e tem acesso a indicadores gerais das marcas. O candidato que avança no processo é convidado a participar do Test Drive. Neste dia, ele parte para a operação da loja, passando um dia como funcionário da marca. Ele trabalha na cozinha, acompanhando desde a abertura de loja, passando um período no atendimento, até o fechamento da operação. Acreditamos que essa transparência é importante para a decisão final do candidato, e também é uma oportunidade de avaliarmos o perfil do empreendedor.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *