Tendências para o mercado de franquias em 2018

por Caio Simon Rosa*

O mercado de franquias vem tomando novo fôlego nos últimos tempos, e no ano de 2018 algumas tendências poderão ser percebidas tanto pelos investidores quanto pelos consumidores mais atentos.

O setor de alimentos saudáveis vem crescendo muito no Brasil nos últimos anos, e não poderia ser diferente no mercado de franquias. As pessoas cada vez mais procuram por opções menos calóricas para se alimentarem em seu horário de almoço, e daí se destacam as franquias ligadas à grelhados, saladas, pokes, sucos naturais e também comida caseira.

As franquias de alimentação são as que alcançam os melhores resultados no setor de franchising, e assim, fica evidente que o novo padrão de comportamento do consumidor médio, ao buscar um produto mais saudável não deve ser considerado um modismo. É um nicho que veio para ficar.

A área de estética e beleza também continua a crescer, tanto para o público feminino quanto para o masculino. Há opções de franquia para cuidados com os cabelos, sobrancelhas, unhas, pele e para os pés. O único cuidado a respeito desta área de franquia está intimamente ligado à necessidade de constante capacitação dos funcionários que venham a prestar estes serviços à clientela.

Outra tendência no mercado de franquias que vêm se consolidando nos últimos anos e que provavelmente se solidificará no ano de 2018 será a opção das redes de franquia pela abertura de mais de uma bandeira em um mesmo local, as chamadas store in store (loja dentro da loja).

Isso ocorre quando duas marcas decidem por dividir um mesmo espaço, já que operam com produtos e/ou serviços complementares – ex: rede de franquias de sucos naturais ao lado de uma rede de franquia especializada em sushi.

Este modelo é uma boa opção tanto para o investidor quanto para o franqueador, pois possibilita em um mesmo local a divulgação de duas marcas, com custos reduzidos.

* Caio Simon Rosa – Sócio do escritório NB Advogados, que oferece assessoria legal especializada no setor do franchising, Caio Simon Rosa é especialista em contratos, direito civil e família e sucessões e bacharelado em Direito pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP e pós-graduado lato sensu em Direito dos Contratos na Fundação Getúlio Vargas (FGV). O advogado é membro da Ordem dos Advogados do Brasil, de São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *